By: mqnpublicidade On: janeiro 31, 2018 In: Marketing Comments: 0

A comunicação visual é um termo que diz respeito a todos os meios de comunicação utilizados por uma empresa que recorram a elementos como fotografias, desenhos, gráficos, vídeos ou qualquer outro conteúdo visual. Se uma imagem vale mais do que mil palavras, então estamos certos de que isto por si só explica a importância da comunicação visual para qualquer negócio.

Ainda assim, neste artigo avaliamos cuidadosamente a importância que a comunicação visual tem para o mercado empresarial. Propomos que comece por considerar todo o panorama de comunicação visual não como o gestor ou responsável da comunicação de uma empresa, mas sim como parte da audiência.

Genericamente, como é que formula a primeira impressão de uma empresa que acabou de conhecer? A sua decisão é, maioritariamente, determinada pelos elementos visuais que lhe foram apresentados e que representam tal empresa. Isto por si só permite-nos dizer que uma imagem fraca, com falhas e inconsistências, acaba por repelir a audiência em vez de a atrair. É isso que quer para o seu negócio?

Porém, se está agora a pensar que a comunicação visual da sua empresa é boa o suficiente para atrair clientes, deixe-me então esclarecer que isso não é tudo. Uma vez mais, insisto para que se coloque do lado da audiência. O que acontece quando uma empresa que tinha em boa consideração, e na qual efetua compras, começa a perder o seu nível de qualidade gráfico ou deixa de gerir a sua apresentação visual?

Automaticamente, quando tal se sucede, começamos a procurar alternativas que nos consigam dar os mesmos produtos/serviços (ou equivalentes) mas que contem com melhor qualidade, pelo menos em teoria. Acima de tudo, o consumidor quer confiar na marca em que está a investir… e qualquer sinal que mostre que já não pode confiar na marca vai levá-lo a procurar na concorrência.

O que quer isto dizer? Basicamente, que a gestão da comunicação visual de uma empresa deve ser contínua e altamente vigiada. Num mercado cada vez mais concorrido, com produtos e serviços semelhantes, uma comunicação visual de qualidade pode fazer toda a diferença e fidelizar os clientes mantendo-os satisfeitos.

Como manter uma comunicação visual positiva?

Há certos elementos chave que a equipa de design da sua empresa pode e deve considerar obrigatoriamente para garantir uma comunicação visual positiva. Em primeiro ligar, deve adoptar uma identidade visual que seja refletida em todos os aspectos da comunicação da empresa. O design do site (com a sua paleta de cores definidas) deve ser criativo, agradável e marcante.

Porém, se possível, deve procurar extrapolar essa identidade do meio digital para o espaço físico da sua empresa. Procure usar a mesma paleta de cores nos elementos decorativos e no mobiliário da sua empresa, por exemplo, de forma a conseguir assegurar coesão visual a quem visita as suas instalações. Um design pobre e simples, extremamente descuidado, pode gerar afastamento.

Outro elemento extremamente importante é o logótipo da empresa que funciona no mercado um símbolo. Este é sem dúvida um dos elementos visuais mais importantes da comunicação de qualquer empresa, já que o logótipo ideal é capaz de transmitir corretamente os valores, ideais e conceitos que movem a empresa. Além do mais, é também o símbolo que assume o primeiro contacto entre o consumidor/cliente e a marca/empresa.

Numa nota final, relembramos que é importante nunca cometer o erro de ignorar a importância da comunicação visual. Ao mostrar total desinteresse para com esse aspecto da sua empresa, pode transparecer a audiência que o seu negócio é amador ou que requer melhor preparação.

Por isso mesmo, ao confrontar-se com um preço alto a pagar pelo design da sua empresa (logótipo, website, cartão de visitas e material gráfico) considere que este é um investimento que vale a pena fazer e que notará resultados a médio e longo prazo.

Fonte: publicidademarketing.com

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